sábado, 7 de maio de 2016
Presidente Dilma Rousseff
Marcelo Godoy, do Estadão Conteúdo
São Paulo - Homero Cesar Machado, um dos Homens Acusados Pela presidente Dilma Rousseff de tê-la torturado NAS dependencias da Operação Bandeirante (Oban), em 1970, o Morreu anteontem em São Paulo . 5h50 Eram.
O coronel de artilharia do Exército tinha 75 ano e estava em Seu apartamento na Rua Joinville, no Paraíso, na zona sul de São Paulo. Sofreu hum enfarte.
Machado Nasceu em 5 de setembro de 1940. Entrara no Exército em 1956 e permaneceu no Serviço Ativo Até 1984. Durante o Período de hum ano - setembro de 1969 a setembro de 1970 - ELE comandou a Equipe de Interrogatório C da Oban, Orgão CRIADO em 27 de junho de 1969 em São Paulo Para combater OS grupos that decidiram se opor clandestinamente à Ditadura Militar.
Homero, Como era conhecido, foi Ouvido Pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) em 1.º de setembro de 2014. Desde 1979 era acusado por ex-Presos Políticos de ter chefiado sessões de tortura de prisioneiros em busca de Informações Que levassem Ao desmantelamento de Organizações Como a Ação Libertadora Nacional (ALN), a EA Ação Popular (AP) Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares (VAR-Palmares).
Em 16 de janeiro de 1970, SEUS Colegas liderados cabelo capitão Maurício Lopes de Lima capturaram Dilma em São Paulo, ENTÃO militante da VAR-Palmares. Mais tarde, Dilma acusaria de tortura Homero. Lima EO grande Benoni de Arruda Albernaz.
Meses Antes, térios Homero chefiado como sessões de Interrogatório Que levaram à morte de Virgílio Gomes da Silva, o Jonas, militante da ALN that participara do sequestro do Embaixador americano Charles Burke Elbrick - ELE FOI Solto EM TROCA da Liberdade de 15 Presos Políticos. À CNV, Homero negou a acusação. Disse Que estava em Casa, Dormindo, Quando Virgílio Morreu em 1969.
O Ministério Público Federal Ainda o acusou de torturar o frei dominicano Tito de Alencar Lima, preso em fevereiro de 1970 - Mais tarde, Tito se suicidaria Durante Seu Exílio, na França, em 1974. "ele dirigiu A Minha tortura", afirmou um ex -militante da AP, Derlei Catarina de Luca. "He Não Me Bateu pessoalmente, mas assistiu a Tudo, inclusive when me tiraram a roupa", afirmou Derlei, Que foi acareada com Homero na CNV. Catarina ficou em coma em Função da tortura Que sofreu. Ao VE-la em 2014, Homero se recordou. "Lembro Que eu a interroguei, mas NÃO a torturei."
POUCO Antes de encerrar Seu depoimento à CNV, Homero se queixou. Disse Que estava Sendo submetido a hum massacre e questionou a imparcialidade da COMISSÃO. Afirmou DEPOIS Ao advogado José Carlos Dias, um dos Integrantes da CNV: "Eu pediria Ao senhor that ?? gestionasse ?? Junto Ao Comando do Exército, para quê de ele pedisse Desculpas, Como Instituição Porque NÓS éramos Agentes do Exército, NÓS NÃO Levantamos. o Braço e:. ?? Vamos Los Angeles, Comunistas Pegar ?? Os senhores deveriam ?? gestionar ?? ENTÃO para quê, como Forças Armadas pedissem Desculpa à Nação ".
Ao morte saber de sua, Derlei Catarina afirmou that rezou POR Homero. "Acho Que ELE era um homem atormentado." Como INFORMAÇÕES São fazer jornal O Estado de S. Paulo.
ExameBrasil
Postado por: Ygor I. Mendes
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial